4 aspectos legais do trading no Brasil - Jus Navigandi

É Legalizado Negociação forex Brasília.


17/05/2021 às 12:12.


4 aspectos legais do trading no Brasil.


Mais do que saber o que é trading, é preciso compreender como a justiça vê esse investimento. Conheça 4 aspectos legais do trading no Brasil.


Mais do que saber o que é trading, é preciso compreender como a justiça vê esse investimento. Conheça 4 aspectos legais do trading no Brasil.


Trading é um tipo de investimento que tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Mas além de saber o que é trading, é importante compreender os aspectos legais do trading no Brasil.


Entre as dúvidas mais frequentes dos investidores, saber se o trading é legalizado no país e se há problemas jurídicos enfrentados pelos traders são questões principais.


A seguir, você descobre 4 aspectos legais do trading no Brasil e o que você precisa saber antes de fazer esse tipo de investimento.


O que é trading?


De acordo com o portal TradingnoBrasil.com, se a sua dúvida for “o que é trading”, saiba que o termo pode ser resumido em: uma modalidade de investimento de curto prazo, em que se negocia a compra e venda de ações de alta liquidez.


Para fazer esse tipo de investimento, você vai precisar de uma corretora trading segura, que disponibilize diferentes produtos financeiros para negociação.


Por ser um investimento de curto prazo, um trader pode obter lucro no intervalo de poucas horas ou dias. Por conta disso, o investidor precisa estar atento ao mercado e às oportunidades.


É importante lembrar que o trading é um investimento de alto risco, que deve ser realizado somente por pessoas que se sentem confortáveis em arriscar.


4 aspectos legais das corretoras trading no Brasil.


Mas o que é trading no sentido legal? Será que no Brasil é possível realizar esse investimento sem complicações com a justiça?


Para entender o que o ordenamento jurídico determina sobre o tema, foram levantados 4 aspectos legais do trading no Brasil.


Esses aspectos têm relação com as principais dúvidas dos investidores pessoas físicas, que representam 3,5 milhões de usuários na Bolsa de Valores.


1. Trading é legalizado?


Segundo a CVM (Comissão de Valores Mobiliário), órgão responsável por analisar e normatizar o mercado de valores no Brasil, é legal operar como trader no país.


Isso porque, pela lei, um investidor brasileiro pode realizar investimentos em mercados estrangeiros, que é o que acontece em uma negociação trading.


Entretanto, esse tipo de investimento ainda não é regulamentado no Brasil. Ou seja, as corretoras de valores brasileiras não podem oferecer essa modalidade de investimento – somente as internacionais.


2. O que é trading nos investimentos?


Você já sabe o que é trading no sentido geral: investimentos de curto prazo, de compra e venda de ações de alta liquidez.


Porém, existe mais de um tipo de trading que você pode negociar em uma corretora de valores que oferece esse serviço.


Entre os tradings mais frequentes temos o Day Trading, Position Trade, Scalping, Swing Trade e Buy Hold.


Cada tipo de trade tem características específicas. Por isso, a dica é estudar os investimentos para encontrar aquele que é ideal para você.


3. Terei problemas com a justiça se me tornar trader?


Apesar de muita gente compreender o que é trading, a maioria das pessoas não sabe que a profissão trader é regulamentada no Brasil.


O trader é um investidor do mercado financeiro, que tem um papel fundamental para o funcionamento das negociações. Por isso mesmo, já há algum tempo a profissão é reconhecida pelas leis do país.


Se você está pensando em se tornar um trader, saiba que a justiça brasileira não impede ninguém de realizar essa atividade - você estará dentro da lei.


É preciso, somente, observar quais são as normas de conduta que o trader precisa seguir, de acordo com as comissões financeiras.


4. Devo declarar os lucros de trading no Imposto de Renda?


Como qualquer outro tipo de investimento, os lucros (ou perdas) que você tiver em uma negociação trading, na sua corretora de valores, precisam ser declarados no Imposto de Renda.


O trading não tem isenção de IR, como acontece em investimentos como a poupança. Por isso, é preciso informar um resumo das negociações ao preencher o informativo.


Existem alguns detalhes na declaração de trading que você deve considerar, o que pode exigir uma dose extra de atenção na hora de enviar o seu IR.


Saber o que é trading é somente parte do que o investidor precisa conhecer ao participar desse tipo de negociação.


Entender os aspectos legais do trading no Brasil, que vai da legalidade do investimento à declaração de imposto de renda, também é fundamental para a experiência.


No geral, esse é um investimento totalmente liberado para os brasileiros. Por isso, o trader pode ficar tranquilo em relação às leis e, se quiser ter sucesso, deve focar seus esforços em estudar e se preparar.


Assim, quando uma boa oportunidade de trading surgir, você estará pronto para aproveitar!

Prefeitura de Niterói lança programa de colônia de férias na rede municipal

Prefeitura de Niterói lança programa de colônia de férias na rede municipal. A Prefeitura de Niterói implanta um programa de colônia de féri...