Início - Fundação Educandário

É Legalizado Escola forex Ribeirão Preto.


Clique na imagem para mais informações.


Colégio Camillo de Mattos.


Clique na imagem para mais informações.


Biblioteca Sinhá Junqueira.


Clique na imagem para mais informações.


Escola de Educação Infantil Dr. Fábio Musa.


Clique na imagem para mais informações.


Sobre nós.


A Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira", localizada à Avenida Cavalheiro Paschoal Innecchi,nº 500, no município de Ribeirão Preto (SP), é uma Instituição de caráter filantrópico originada da generosidade e altruísmo do casal Francisco Maximiano Junqueira, conhecido como Coronel Quito, e Theolina Zemilla de Andrade Junqueira, conhecida como Sinhá Junqueira, que legou à comunidade magníficas Instituições de amparo à pobreza, incentivo à cultura e proteção às crianças e adolescentes provindos de famílias de baixa renda.


Criada em 13 de maio de 1938, inicialmente com o nome de "Abrigo De Menores De Ribeirão Preto - Educandário Cel. Quito Junqueira", tem seu primeiro estatuto registrado no ano de 1940, sendo transformada em Fundação no ano seguinte, passando a denominar-se Fundação Educandário "Cel. Quito Junqueira".


Recebe seu primeiro educando no dia 19 de novembro de 1943. Reconhecida de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal - pela Lei Municipal nº 975, de 5/11/1960, pelo Decreto Estadual nº 46.545 de 15/2/2002, pelo Decreto Federal nº 67.440 de 26/10/1970.


Até 1997, os educandos – crianças do sexo masculino provindas de famílias em situação de vulnerabilidade social – eram admitidos com faixa etária entre 6 e 9 anos de idade e podiam permanecer na instituição em regime de internato até atingirem sua maioridade. Todos os educandos cursavam da 1ª a 4ª série na própria instituição e, a partir daí, frequentavam as escolas públicas estaduais.


A partir de 1998, com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069/90), iniciaram-se mudanças importantes na Fundação. Além do encerramento do regime de internato a concluir-se no ano de 2000, o Educandário, como tornara-se conhecido, passou a atender crianças de ambos os sexos em regime aberto. Na época, o Colégio Camillo de Mattos, que era estadual, passou a ser mantido e administrado pela Fundação Educandário e não mais pelo Governo do Estado.


Fazem parte da Fundação Educandário: o Colégio Camillo de Mattos, a Escola de Educação Infantil Dr. Fábio Musa e a Biblioteca Sinhá Junqueira.

Prefeitura de Niterói lança programa de colônia de férias na rede municipal

Prefeitura de Niterói lança programa de colônia de férias na rede municipal. A Prefeitura de Niterói implanta um programa de colônia de féri...