Intercâmbio na França - Cursar o Ensino Médio na França

Também é possível cursar o Ensino Médio na França.


Para quem pensa que estudar no exterior é só para quem já está na faculdade, isso não é verdade. Na França , por exemplo, é também possível cursar o Ensino Médio , em caráter de intercâmbio.


Por que estudar na França ainda no ensino médio?


Por lá, o ensino médio nas escolas públicas é mais comum que nas particulares e é uma fantástica oportunidade de entrar na cultura francesa com um ambiente misto cultural e socialmente!


Além de uma experiência escolar, esta viagem de intercâmbio no ensino médio lhe trará uma experiência humana já que você irá viver com uma família local, compartilhando o seu dia-a-dia, seus hábitos. Há também a possibilidade de ficar em um internato, mas isso o afastará talvez de uma proximidade com pessoas da língua e de um apoio psicológico se for preciso.


Quais são os requisitos?


É preciso ter entre 15 e 18 anos, ter obtido boas notas na sua escola, ou seja, não ter repetido durante os 3 últimos anos. A língua francesa sendo fundamental, um nível intermediário ( TCF, DELF ) é obrigatório para que o intercâmbio seja aproveitado com sucesso na escola, mas também no relacionamento com as pessoas que você irá encontrar.


A duração de sua estadia depende de você, pode ser tanto 5 quanto 10 meses (ou seja um ano letivo inteiro de lá). Não há uma cidade obrigatória, pode ser em Paris ou em qualquer cidade do interior. Na França o ensino público é padronizado, com um programa e exames nacionais. Ele existe em todas as cidades e pequenas cidades, e se não houver, um sistema de transporte público dos alunos levará você até a sua escola. A escolha do destino poderá ser inteiramente livre e feita em função de seus gostos, por exemplo, culinários, arquiteturais ou ainda em função do clima.


O Collège-Lycée Cévenol é um bom exemplo da integração de alunos de diversas nacionalidades dentro da escola, para incentivar as trocas culturais entre todos os alunos. No entanto note que esta escola é privada e por isso é paga.


O sistema de ensino francês.


O funcionamento da escola na França é simples e deixa o aluno escolher classes nas quais estudará as matérias que mais o interessem graças a um sistema de coeficiente e de carga horária especial. Assim quem gosta de língua e literatura entrará em uma classe em que as matérias literárias ocupam um ‘espaço’ predominante. Será a mesma coisa para quem gosta de ciências e de economia . As turmas são formadas pela administração da escola no início do ano letivo e não mudarão mais até o fim do ano. No entanto, as aulas de matérias optativas lhe permitirão de se encontrar com alunos de outras turmas.


Além dessa experiência humana e cultural, é o melhor jeito para que você se torne um craque em francês . E talvez pensar em estudar novamente na França durante os seus estudos superiores.


Se não teve a oportunidade de estudar durante o ensino médio na França , é possível estudar em uma universidade francesa graças a um programa de intercâmbio . Recentemente o Governo Brasileiro anunciou a distribuição de 2000 bolsas para Graduação, Pós-graduação e Doutorado .


Saiba mais.


Quer estudar na França? O IFESP pode ajudar no seu projeto. Descubra nossos curso de francês , assim como nossos cursos preparatórios para as provas do TCF e do DELF ! Para mais informações, entre em contato e/ou agende uma entrevista de orientação acadêmica personalizada.

Prefeitura de Niterói lança programa de colônia de férias na rede municipal

Prefeitura de Niterói lança programa de colônia de férias na rede municipal. A Prefeitura de Niterói implanta um programa de colônia de féri...