Como engolir lucrativamente a derrota dos jogadores de futebol poloneses

Como engolir lucrativamente a derrota dos jogadores de futebol poloneses?


A Polônia saiu do Euro 2022, mas os outros ainda estão jogando. Também é servida cerveja, que algumas pessoas bebem de alegria e outras para adoçar sua derrota. Os investidores estão esperando, porque durante os grandes torneios de futebol as ações das cervejarias e produtores de bebidas crescem mais do que todo o mercado.


Sobre o autor.


Paweł Majtkowski - analista eToro no mercado polonês, que compartilha seus comentários semanais sobre as informações mais recentes do mercado de ações. Paweł é um especialista reconhecido em mercados financeiros, com vasta experiência como analista em instituições financeiras. Ele também é um dos especialistas mais citados na área de economia e mercados financeiros na Polônia. Ele se formou em estudos de direito na Universidade de Varsóvia. Ele também é autor de muitas publicações na área de investimentos, finanças pessoais e economia.


Indústria cervejeira - quanto vale?


A fase de grupos do Euro 2022 chegou ao fim e restam 24 das 16 seleções que iniciaram o torneio. Os poloneses também desistiram, embora nas duas últimas partidas tenham mostrado caráter e bravura. Os escoceses, russos, húngaros, finlandeses e quatro outras equipes também desistiram. Os representantes dessas nações foram deixados para torcer pelos outros e afogar suas tristezas em um copo de cerveja gelada. E independentemente de você ter apoiado os vencedores ou os perdedores, a indústria da cerveja pode ser um bom negócio para os investidores. Durante os torneios de futebol mais importantes da última década - da Euro 2012 à Copa do Mundo de 2022, cervejarias e produtores de bebidas não alcoólicas listados tiveram desempenho superior a ações globais - um aumento médio de 2,9% de acordo com nossa análise. em comparação com as ações globais, que subiram 0,9%.


É importante notar que nossa indústria cervejeira está se saindo muito melhor do que nosso time de futebol. Embora estejamos em 21º lugar no ranking da FIFA, somos o 10º maior produtor de cerveja do mundo. E no que diz respeito ao consumo per capita, saltamos até para a 5ª posição. Em 2022, ou seja, antes da pandemia, que influenciou no aumento do consumo de cerveja, o polonês em média bebia 97,9 litros dele anualmente . Os tchecos (188,6 litros) são os que mais bebem per capita, seguidos pelos austríacos (107,8 litros), os romenos (100,3 litros) e os alemães (99). Com exceção dos romenos que não se classificaram, todos esses países ainda estão no torneio. Assim como espanhóis, croatas, ingleses e holandeses consumindo muita cerveja.


Embora os europeus batam recordes no consumo de cerveja per capita, a maior parte dela é produzida e consumida na Ásia. Os maiores produtores de cerveja em 2022 foram a China (376,5 milhões de hectolitros), os EUA (210,9) e o Brasil (144,8). Apenas em 5º lugar está o maior produtor da Europa - Alemanha, com 91,6 milhões de hectolitros. A Polônia é a décima com uma produção anual de 10 milhões de hectolitros. A Europa continua a ser a segunda região do mundo em termos de produção, os países da América do Sul e Central estão em terceiro e a América do Norte em quarto.


Cervejarias.


Devido à posição da Europa neste ranking e à popularidade do futebol, pode-se dizer que o EURO é uma verdadeira festa da cerveja. Um dos principais patrocinadores do torneio é a Heineken, que lembra constantemente aos fãs de futebol sobre seus produtos. Ao mesmo tempo, os fabricantes estão tentando expandir sua oferta de produtos. Em muitos mercados, durante o campeonato, a cerveja sem álcool é massivamente anunciada, assim como vários tipos de bebidas à base de cerveja, o que lhes permite chegar a consumidores que não gostam de cervejas tradicionais. Em muitos mercados, a cerveja sofre pressão da concorrência: vinho, destilados e até maconha, onde seu uso foi legalizado.


O mercado global de cerveja é altamente concentrado, com uma participação significativa de vários grandes players globais. O maior é o gigante belga cotado na Euronext Anheuser-Busch InBev . AB InBev possui mais de 400 marcas de cerveja, incluindo marcas globais Budweiser , Coroa i Stella Artois . Em 2022, a empresa adquiriu outro grande produtor - a empresa SABMiller mas, ao mesmo tempo, vendeu seus ativos europeus, incluindo a polonesa Kompania Piwowarska. Portanto, atualmente não possui nenhuma cervejaria na Polônia, seus produtos estão disponíveis em nosso mercado, mas a sua participação é pequena. A empresa registrou resultados muito bons no primeiro trimestre de 2021 - as vendas globais de cerveja aumentaram 14,9%. superior ao primeiro trimestre de 2022. No mesmo período, a divisão de bebidas que não cerveja cresceu 4%.


O segundo maior produtor de cerveja do mundo e o maior da Europa já é citado Heineken . A preocupação é o acionista majoritário da empresa que opera no mercado polonês Grupo Żywiec . Produz na Polônia m.in. marca Zywiec , Heineken , Warka , Tatras i Real . É o segundo maior vendedor de cerveja na Polônia, depois da Kompania Piwowarska (de propriedade da Asahi Breweries z Japão) A Heineken Holding NV, listada na Euronext, registrou uma queda de 2,5% nas vendas gerais de cerveja no primeiro trimestre. Em comparação com o mesmo período de 2022, a própria marca Heineken registrou um aumento significativo, cujas vendas aumentaram 12,1 por cento. A empresa está promovendo de forma agressiva a marca global de cerveja sem álcool Heineken 0.0.


O maior produtor de cerveja na Polônia é Kompania Piwowarska, o proprietário m.in. marcas Tyskie , Sábio i Lech . Pertence aos japoneses Grupo Asahi que está listada na Bolsa de Valores de Tóquio. A parte restante do mercado polaco da cerveja pertence à Carlsberg Polska, uma filial da empresa dinamarquesa e de médias e pequenas cervejarias regionais.


O campeonato vai até o dia 11 de julho, o que significa que os torcedores vão beber muita cerveja até lá. Isso deve resultar em altas vendas de seus produtores. Se quisermos investir em indústrias, podemos fazê-lo comprando ações de empresas como Heineken ou AB InBev. Porém, ao diversificar nosso portfólio, vale a pena considerar uma exposição mais ampla não só ao mercado de cerveja, mas também a outras bebidas alcoólicas, por exemplo, por meio de investimento em uma empresa Constellation Brands . A diversificação geográfica pode ser proporcionada por empresas como, por exemplo, o Brasil ambreado . Se estamos interessados ​​em inovação no mercado de bebidas, podemos estar interessados ​​em estoques Cerveja de Boston , uma empresa no Canadá desenvolve bebidas à base de cannabis . Também podemos ser expostos ao mercado por ETFs, por ex. SPDR do setor selecionado de alimentos básicos para o consumidor que investe fortemente em empresas produtoras de bens de consumo básicos. Também podemos investir em ETFs em índices, por ex. Xtrackers Nikkei 225 UCITS que mapeia Nikkei 225 que inclui o Grupo Asahi. Podemos finalmente estar interessados ​​no portfólio temático eToro FoodBebida que inclui empresas globais que produzem alimentos e bebidas.

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