Conheça Mark o homem de sucesso da Tailândia

Conheça Mark, o homem de sucesso da Tailândia.


Mark nunca foi rico. Começou sua carreira com nada além de uma forte vontade de melhorar de vida, algo que o fez percorrer uma longa trajetória: de ser pobre e trabalhar duro sem parar a se tornar CEO e fundador de sua própria empresa.


Começando com zero de conhecimento sobre FX, ele estudou, aprendeu a lucrar e decidiu compartilhar sua experiência com outras pessoas. Seu programa “comece do zero sua carreira de trading“ ganhou popularidade na Tailândia e lhe rendeu o título de mais jovem expert, segundo a Traders Fair Thailand 2022.


Nesta entrevista, temos Mark (nome completo Satthakarn Chuenkomol) com seus 30 anos: empresário, filantropo, viajante apaixonado e professor de FX para muitas pessoas. Ele concordou em compartilhar com nossos leitores sua história de sucesso em Forex e dar alguns conselhos aos novatos.


Como você descobriu o comércio FX? Por que você decidiu experimentá-lo?


Foi uma época difícil para mim. Tinha um emprego muito exigente que tomava quase todo o meu tempo, sem me trazer nenhuma alegria ou sentimento de conquista. Simplesmente trabalhava para sobreviver e ajudar minha família. Lembro que me perguntava "É tudo isso que há, é assim que minha vida vai ser?" Eu queria viver intensamente, rico e livre. Queria viajar e explorar o mundo, comprar tudo que quisesse e cuidar bem da minha família.


Você frequentemente vê imagens de vida de luxo na internet, certo?


Sim, às vezes parece absurdo o quanto de dinheiro que as pessoas podem gastar.


Eu me perguntava por que algumas pessoas têm que trabalhar duro só para sobreviver enquanto outras parecem ganhar quantias enormes de dinheiro com pouco esforço. Não sabia na época, mas hoje entendo.


Pessoas que não desistem e arriscam sempre terão sucesso.


Não é fácil se arriscar quando tem que cuidar da sua família, mas decidi que deveria tentar alguma coisa. Precisava encontrar uma forma de sair do meu emprego e buscar uma oportunidade de ganhar mais dinheiro.


Comecei poupando um pouco e criando um fundo de investimentos. Na mesma época, busquei uma maneira boa de investir dinheiro com altos retornos e um amigo me falou sobre Forex. Não me pareceu uma boa ideia à primeira vista, mas fiz umas pesquisas e decidi experimentar.


Qual era seu objetivo no trading? Qual estratégia você escolheu inicialmente?


Primeiro, devo dizer que cheguei nesta área com absolutamente zero de conhecimento econômico. Naturalmente, decidi aprender e praticar antes de investir qualquer dinheiro. Não tinha muitas expectativas; acreditava que, após ler fóruns sobre comércio Forex, poderia estar cometendo um erro, que eu iria perder o investimento e desistir. Mas prometi a mim mesmo que tentaria fazer o meu melhor.


Então, quando depositei 2000 USD, tinha ciência de que poderia não ter meu dinheiro de volta. Porém, comecei a negociar seguindo a estratégia e dupliquei os lucros da minha conta de investimentos em apenas uma semana. Poderia dizer que tive sorte. Talvez tenha sido o caso, mas não foi só isso que definiu o resultado. Tomei algum tempo para aprender, calculei riscos, esperei a hora certa e me dediquei a vencer.


Não pense que eu consegui esse lucro em só uma negociação. Como levou algum tempo para aprender, isso me exigiu paciência para esperar até que os lucros fossem atingidos, mas a espera vale a pena. Não há motivo para ter pressa, deixe o negócio trabalhar para você: terá bons resultados se você se esforçar, então não se apresse demais.


Na sua experiência, quais são os problemas mais comuns enfrentados por novatos quando eles começam a negociar? Como você resolveu eles?


Os iniciantes geralmente querem ganhar dinheiro rápido e, assim, não dedicam tempo suficiente para aprender e encarar vários prejuízos. Eu resolvi esse problema investindo mais tempo em formação, planejamento e leitura diária de notícias comerciais.


Neste momento, tudo que preciso para negociar é uma fonte confiável de notícias econômicas. Tenho algumas publicações que leio todo dia e elas me dão os dados que preciso para montar minha estratégia.


Todo trader deve estar ciente do que está se passando no mercado e tentar prever o resultado. Sempre cabe a você negociar ou não com as notícias; há diferentes estratégias, mas você provavelmente não terá muito lucro sem elas.


O que você conquistou com o trading?


Eu finalmente larguei meu emprego e comecei a trabalhar para mim mesmo. Minha empresa já tem 5 anos e continua crescendo. É claro que temos muitos planos de desenvolvimento futuro, mas no momento estou feliz por ter mais tempo para mim mesmo.


Viajar era um sonho que eu tinha desde pequeno. Agora, todos os anos visito um ou alguns lugares que sonhei visitar um dia. É uma experiência incrível quando você conquista seus sonhos; neste momento, posso finalmente dizer que aproveito a vida.


Como trader que atingiu o sucesso, você tem algum plano para o futuro?


Planejo expandir mais: no momento, estou montando um novo escritório em Chiang Mai e outro em Bangkok para 2022. Também tenho planos para criar uma subsidiária que deve começar a operar no próximo ano. Atualmente, eu e minha equipe estamos trabalhando no nosso departamento internacional, fora da Tailândia, porque acredito que isso nos levará a um novo patamar de negócios e criará para nós uma reputação de empresa internacional.


Como você explicaria o fato de algumas pessoas dizerem que Forex é golpe? O que você gostaria de dizer a essas pessoas?


Pessoas que não conseguem os resultados que queriam às vezes se irritam e culpam o mercado em vez de buscar um verdadeiro motivo para sua derrota. Há várias razões para experimentá-lo sem investir dinheiro; você pode negociar primeiro em uma conta demo, usar contas bônus e ver se vale a pena.


O que você pode falar da situação do mercado Forex na Tailândia?


Está se tornando incrivelmente popular por aqui. A Tailândia está diante do “Thailand 4.0”, o que significa que o governo dá sinal verde a qualquer empresa ou start-up de comércio Forex. Logo, investir em Forex é 100% legalizado.


É claro que todas as empresas são monitoradas e o governo tomará as medidas cabíveis se alguma delas decidir trapacear. Mas não há chance dessa empresa sobreviver após perder a confiança de seus clientes, logo, golpistas geralmente não duram por muito tempo e isso é bom.


É basicamente isso que vem acontecendo em termos de Forex na Tailândia.


Em sua opinião, quais são as qualidades do trader de sucesso?


O trader de sucesso sempre tem um plano A e um plano B. Quem sabe o que pode acontecer, você não consegue sempre prever tudo. Se algo der errado, é aí que o plano B vem a calhar.


O tempo é muito precioso e todo bom trader deve administrar seu tempo com excelência. Às vezes, você tem que saber a hora certa de investir e a hora certa de parar, e assim por diante.


Mas a qualidade mais importante de um trader de sucesso é a paciência: você precisa ficar de olho no mercado, esperar e ser paciente o tempo todo.


Além do trading, você tem algum outro interesse? Um hobby, talvez?


Como já disse antes, adoro viajar! Sempre acumulo milhas e pontos para uma ótima viagem e penso aonde quero ir na próxima vez.


Também gosto de meditação. Quando quero livrar minha mente das coisas, arranjo tempo e tiro uns minutos para meditar. Isso também me ajuda muito a negociar.


Para mim também é importante não se esquecer de que há sempre alguém precisando de ajuda. Acredito que após conquistar alguma coisa, você deve compartilhar com aqueles que tiveram menos sorte. É por isso que adoro doar para a caridade e para templos na Tailândia e ajudar as pessoas em geral.

Prefeitura de Niterói lança programa de colônia de férias na rede municipal

Prefeitura de Niterói lança programa de colônia de férias na rede municipal. A Prefeitura de Niterói implanta um programa de colônia de féri...