A mesquita Nur Astana é um símbolo do renascimento

A mesquita "Nur Astana" é um símbolo do renascimento.


2005 foi marcado para a capital do Cazaquistãoa abertura da nova mesquita. Em 22 de março, uma obra-prima arquitetônica - a mesquita Nur Astana, a segunda em tamanho não só em Astana, mas também na Ásia Central, apareceu diante dos moradores e visitantes da cidade. A abertura ocorreu em homenagem a Nauryz - um feriado de renovação da primavera.


A mesquita atualizou o conjunto arquitetônico da capital. Contra o pano de fundo de edifícios altos cintilando com vidro, tornou-se a personificação do Oriente atual, respirou a cor de um conto oriental em uma cidade moderna e se tornou um símbolo do renascimento da vida nacional e religiosa.


Mesquita "Nur Astana" (Cazaquistão)


A descrição deste magnífico edifício não será capaz de transmitir a atmosfera única da pacificação oriental. A mesquita é impressionante em tamanho - abrange uma área de 3.930 m 2 . A cúpula coberta de ouro é coroada por quatro minaretes e 20 cúpulas menores. Eles são visíveis de longe.


O ornamento nos oito núcleos que sustentam a cúpula faz com que os transeuntes parem e olhem mais de perto. O texto do Alcorão Sagrado é artisticamente entrelaçado no intrincado elo.


Na estrutura, tudo é simbólico. A altura da cúpula é de 40 metros. Tantos anos o profeta Maomé se voltou no momento em que recebeu a primeira revelação de Alá sobre os discursos do Alcorão Sagrado. Revelações chegaram ao profeta por 23 anos. O prazo de sua vida terrena é de 63 anos, e a altura de cada minarete é de 63 metros.


Decoração de interiores.


Mesquita "Nur Astana" detém ao mesmo tempo 5 000homem No térreo há um grande salão (principal) onde os homens rezam. Para as mulheres, há uma sacada no segundo andar do prédio, onde 2 mil mulheres podem rezar ao mesmo tempo.


Segundo a tradição, não há imagens nos corredores, exceto pelos padrões que cobrem as paredes e a cúpula. Na parede voltada para Meca há um mihrab (nicho), à direita do mihrab há um minbar (púlpito) do qual o imã lê um sermão.


Belo e diversificado ornamento preenche tudo.espaço interno da mesquita. O chão é acarpetado. As cores usadas no ornamento são tradicionais para a arte islâmica - amarelo, azul, dourado, verde. Nas paredes estão inscritos harmoniosamente - os versos sagrados do Alcorão.


Ao redor da mesquita é um parque com uma fonte,arbustos ornamentais e canteiros de flores. Bem arrumada praça, bancos são colocados em avenidas limpas onde você pode relaxar. Mesquita "Nur Astana" fascina com a sua beleza. E toda essa grandiosidade foi construída em apenas 3 anos.


Presente do Emir.


Em 1999, o emir do Estado do Catar durantede sua visita a Astana, ele anunciou que, como sinal de respeito especial pelo Presidente do Cazaquistão e sua política, recebeu 6 milhões de 840 mil dólares para construir um centro cultural islâmico. O projeto foi desenvolvido dentro de 2 anos e aprovado, o autor do projeto é o arquiteto libanês Charles Hafiz. Empresa turca "Paserin" liderou a construção.


Mesquita "Nur Astana" foi erguida sob controlechefe de estado. Autoridades de muitos países chegaram à abertura da mesquita. Participou e o representante do Emir. Ele leu os parabéns do chefe da República Árabe e parabenizou o povo do Cazaquistão por um feriado duplo.


Presentes sagrados.


Nursultan Nazarbayev forneceu a mesquita comoPresente Um fragmento único de Kisva - uma colcha de seda preta bordada com fios de ouro e prata. Kisva cobre a pedra sagrada de Kaaba, então o santuário é cortado em vários pedaços. Dê aos convidados de honra que contribuíram para o desenvolvimento da cultura do Islã. Parte do kiswa foi doado ao presidente do Cazaquistão pelo governante da Arábia Saudita. Ele presenteou o presidente com um presente e o Alcorão Sagrado, que foi publicado na gráfica do Rei Fahd.


Em seu discurso, o presidente observou queo centro espiritual e cultural da capital será a mesquita de Nur Astana. O Cazaquistão e as tradições espirituais foram testadas. E para o povo do Cazaquistão é importante que os convidados da capital, depois de se familiarizarem com o edifício religioso, tenham uma ideia dos valores culturais do Cazaquistão.


Centro Cultural Islâmico.


Mesquita "Nur Astana" abriu as portas para todos. Não somente para os fiéis, mas para aqueles que são puros de coração. A entrada para a mesquita é gratuita. Você pode calmamente entrar e relaxar em silêncio ou rezar. Sapatos são tradicionalmente removidos antes de entrar. Para as mulheres existem capas especiais com capuz. Eles podem ser tirados no armário em frente à entrada.


Quando a mesquita opera madrasah (escola), onde estudamnoções básicas de religião, árabe e Alcorão. No Cazaquistão, esta ainda é a única instituição que prepara imãs e mentores espirituais em nível profissional.


A mesquita realiza cursos de analfabetismo religioso. Engajado na organização de competições e esportes. Durante as férias, as feiras são realizadas na praça em frente à mesquita, onde todos podem se familiarizar com pratos e doces nacionais.


"Nur Astana" tornou-se para residentes metropolitanos nãoapenas um centro espiritual e cultural, mas também social. A mesquita ajuda famílias carentes com alimentos, crianças de famílias de baixa renda recebem uniformes escolares e pastas. Não se esqueça dos habitantes das aldeias, enviando regularmente "Caravanas da Misericórdia".


Mesquita "Nur Astana" em Astana está aberto diariamente para todos no endereço: ul. Kabanbai Batyr, 36. Telefone: +7 (7172) 44-61-65. Da estação para os ônibus da mesquita vão: № 10, 12, 21, 27, 40 e 46.

Prefeitura de Niterói lança programa de colônia de férias na rede municipal

Prefeitura de Niterói lança programa de colônia de férias na rede municipal. A Prefeitura de Niterói implanta um programa de colônia de féri...